Os aplicativos na vida do síndico

Os aplicativos na vida do síndico

Não há dúvidas que os aplicativos estão cada vez mais presentes na vida das pessoas de uma maneira geral, seja para diversão e entretenimento ou para fins comerciais com excelentes ferramentas de trabalho.

Em um Condomínio não é diferente. Os inúmeros aplicativos, softwares e sistemas estão cada vez mais presentes na vida do Síndico, que pode e deve utilizar dessas ferramentas para facilitar, organizar, agilizar e incrementar sua gestão administrativa enquanto Síndico de seu condomínio.

São diversas as opções que podem ser utilizadas para facilitar a comunicação entre Síndico e moradores, além de garantir agilidade no atendimento, ajuda na organização das tarefas e otimiza o tempo das pessoas.

Reservas de salão de festas, reservas de espaços de área de lazer, acesso a imagens das câmeras internas do Condomínio, grupo de comunicação para dividir os problemas e sugestões, busca de diversos documentos do Condomínio, abertura remota de portões de áreas internas como de veículos e pedestres para acesso de moradores, conferência via interfone entre moradores, conferência via interfone de morador com suas visitas, rastreadores para veículos, acendimento automático de luminárias entre outros itens aliados a tecnologia.

O mais famoso aplicativo utilizado pelas pessoas é o “whastapp”. Nele o Síndico pode formar um grupo de conselheiros ou moradores para divulgar seu trabalho, divulgar como andam as atividades internas, as melhorias que estão sendo realizadas, mandar uma foto de algo novo e se manter conectado em tempo real com aqueles que tem suas expectativas na boa gestão condominial. Se bem utilizada, essa ferramenta ajuda inclusive na segurança interna de todos.

As administradoras de Condomínios também utilizam e disponibilizam por aplicativo o acesso a documentos do Condomínio, informações gerais, mensagens ao Síndico, reclamações on line, reserva de espaços para lazer, boleto da taxa condominial, entre outros.

Cabe ao Síndico e a administradora enviar informativos aos moradores sobre essas ferramentas e aplicativos, ensiná-los a utilizar de forma prática e objetiva, sempre com o intuito maior da melhoria geral do Condomínio.

Não podemos esquecer da formalidade de apresentar algumas informações aos moradores de forma impressa, seja por circular interna e avisos colocados nos elevadores e nos apartamentos, pois nem todas as pessoas tem acesso a Internet e a essa tecnologia, seja pela falta de interesse, seja pela idade avançada e dificuldade em entender suas funcionalidades.

Uma boa gestão é aquela participativa, comunicativa e transparente e essas ferramentas só vem a somar para toda a comunidade condominial.

Mãos à obra Síndicos !!!

Alder F. Spindler

Síndico Profissional