O encanamento estourou, e agora?

O encanamento estourou, e agora?

O encanamento estourou e estou com um vazamento no meu apartamento, o que fazer? E agora? #ChameOSíndico

Primeiramente, desligue o registro de água do seu apartamento, essa pequena tarefa já faz com o vazamento pare até que se chame um encanador para verificação. Importante também ter em mãos a planta hidráulica do apartamento, para facilitar a identificação da origem do problema e ir no ponto direto da tubulação, evitando quebra de parede em local desnecessário.

Vale explicar que existem duas redes de encanamento: a horizontal (que alimenta a unidade) e a vertical (coluna principal chamada de prumada) e essa separação se dá por diferentes responsabilidades sobre elas:

– A horizontal é de responsabilidade do proprietário do apartamento.

– Já a vertical, quem responde é o condomínio – e por extensão, o síndico.

Se o cano rompido pertencer à prumada principal de alimentação de água, o condomínio deve arcar com os custos relativos ao problema, desde que não tenha sido provocado pelo próprio morador, como por exemplo furar uma parede para instalar um quadro ou um armário.

O síndico é responsável pela manutenção de todas as áreas e equipamentos de interesse coletivo, conforme especificado no artigo 1.348, inciso V, do Código Civil. Nesse, diz-se que o síndico deve “diligenciar a conservação e a guarda das partes comuns e zelar pela prestação dos serviços que interessem aos possuidores”

Contudo, se problema ocorreu na tubulação horizontal, quem paga a conta é o proprietário e ao síndico cabe a mediação para que a solução do ocorrido seja alcançada de maneira satisfatória.

Síndico Curitiba – Nós entendemos de condomínio.
Precisa de ajuda? Mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou preencha nosso formulário de contato.