Dicas para identificar infiltrações e vazamentos no condomínio

Dicas para identificar infiltrações e vazamentos no condomínio

Em lugares com um grande volume de tubulações pode ser um desafio para o síndico identificar onde estão ocorrendo vazamentos e até mesmo infiltrações.

Existem algumas técnicas e até mesmo um checklist básico que pode ser utilizado para mapear possíveis alterações no consumo de água, ajudando na diminuição dos gastos e auxiliando na preservação do patrimônio. Por isso, hoje vamos dar algumas dicas de como você pode identificar vazamentos do condomínio e agir corretamente para evitar problemas maiores.

POR ONDE COMEÇAR 

Como já mencionamos, encontrar pontos de infiltração e vazamentos dentro de um condomínio não é uma tarefa fácil, mas também não é impossível. O principal ponto para começar a investigar o possível problema é ter um checklist de alguns locais e fazer a vistoria regular deles. Os especialistas apontam 5 pontos em que você precisa manter certa atenção e devem ser os primeiros a serem verificados caso haja alguma suspeita.

São eles:

  • pontos de uso e consumo de água: banheiros, lavatórios, copa/cozinha, lavanderias, etc.
  • barriletes, registros, boias e bombas
  • tubulações externas até o reservatório
  • estado de equipamentos como: engates, colunas, ramais, etc.
  • prestar atenção em possíveis pontos com vazamentos nas paredes, tetos e pisos.

EM CASOS DE INFILTRAÇÃO 

Se os vazamentos já começaram a causar algum tipo de infiltração, a identificação pode se tornar mais simples. Normalmente, você consegue visualizar bolor, mofo, mudanças no aspecto da parede, sendo o mais comum a estrutura ficar mais fofa. Além disso, os azulejos podem se soltar ou também ter o seu aspecto modificado.

Um dos casos mais complicados de resolver são as infiltrações subterrâneas. A dica é procurar empresas especializadas em localizar esse tipo de infiltração, além de acompanhar o hidrômetro para verificar oscilações no consumo de água do condomínio.

COMO MEDIR O CONSUMO 

Para os condomínios que possuem apenas um hidrômetro para todo o edifício, é importante medir e anotar diariamente a quantidade de consumo registrado. O ideal é que esses números sejam coletados diariamente em uma planilha, na mesma hora do dia. Caso seja identificado qualquer desvio na curva de consumo é hora de ligar o alerta e verificar se há algum vazamento por perto em decorrência de furos na tubulação.