Descarte de lixo nos condomínios

Descarte de lixo nos condomínios

A coleta de lixo nos condomínios geralmente conta com uma lixeira grande em cada andar, onde as sacolas de resíduos da unidade são depositadas. Mas, esta prática tão comum não é indicada. Tem dúvidas? #ChameOSíndico

Mesmo que um funcionário da limpeza passe recolhendo o lixo por andar uma ou duas vezes ao dia, esta prática pode trazer diversos problemas, afinal, em casos de emergência por exemplo, as lixeiras se tornariam obstáculos no caminho de quem deseja chegar ao térreo o mais rápido possível.

Mas, muitos condomínios não abrem mão das lixeiras em todos os andares, o que pode causar um problema ao renovar o AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros), além de ser uma ameaça constante em casos de acidentes.

O ponto mais crítico é a mudança de hábito nos condomínios, e por este motivo, o síndico deve levar a alteração do cuidado com o lixo para aprovação em assembleia. Assim fica mais fácil estabelecer os procedimentos a serem cumpridos. Vale aplicar sanções previstas no regulamento interno para moradores que não se adequarem ao novo esquema após o período de adaptação.

Algumas soluções simples podem fazer toda a diferença, a mais recorrente é marcar um ou dois horários, onde o funcionário do condomínio toca uma campainha e o morador entrega suas sacolas para ser encaminhado ao lixo. Caso o morador não esteja em casa no horário da coleta, ele mesmo pode levar seu lixo até a lixeira do condomínio.

Síndico Curitiba – Nós entendemos de condomínio.